International Council for Traditions of Music and Dance

A Non-Governmental Organization in Formal Consultative Relations with UNESCO

Declaração de atividades da ICTM para decolonização dos estudos de música e dança

[English] [French] [German] [Hindi] [Mandarin] [Nepali] [Persian] [Portuguese] [Spanish] [Swahili]

Em referência aos Estatutos e Declaração de Princípios Éticos e de Integridade Profissional da ICTM

A respeito da missão da ICTM em reunir estudiosos da área da música e dança, bem como artistas, ativistas culturais, elaboradores de políticas, outros indivíduos, coletivos e instituições na busca por equidade, participação social, direitos humanos e sustentabilidade nas artes performáticas;

Beneficiar-se da ampla composição internacional de seus membros, da inclusão de diferentes tradições acadêmicas em todo o mundo e dos temas específicos e foco geográfico de seus grupos de estudo;

Reconhecer a necessidade de respeitar outros idiomas além do inglês, seus valores e forças conceituais;

Reconhecer a demanda epistêmica, ética e política por dignidade e equidade da humanidade em suas diferenças, recentemente renovadas por movimentos como Vidas Negras Importam (Black Lives Matter);

Reconhecer que organizações como a ICTM necessitam promover contínuas reflexões e elaborar atividades para superar práticas discriminatórias e/ou enviesadas com base em nacionalidade, raça, etnia, linguagem, religião, gênero, sexualidade, idade, tipo físico, pessoa com deficiência (PcD), históricos socioeconômicos, cargos hierárquicos, teorias e métodos de pesquisa, e outras bases e;

Ademais, reconhecer que tais práticas continuam profundamente enraizadas em atitudes individuais na instituição, refletida em hierarquias acadêmicas, no mercado laboral, nas práticas de publicação, nos processos de agências de financiamento e na crescente natureza precária de nosso trabalho;

A ICTM expressa sua determinação e compromisso para desenvolver suas atividades com base nessas premissas, pertencentes à decolonialidade dos estudos de música e dança, incluindo-a também na estrutura da ICTM.

Atividades

As atividades listadas abaixo objetivam o engajamento dos diversos membros da ICTM no diálogo com diferentes perspectivas:

  1. Será organizada uma série online dos Diálogos da ICTM, focando, cada uma, em um tema específico, com a presença de diversos participantes, que estão capacitados e envolvidos nos mais diversos níveis com pesquisa, documentação, ensino, salvaguarda e sustentabilidade na música, dança,  artes performáticas e afins. Para cada sessão, uma ou mais relevantes leituras sobre direitos humanos, decolonialidade e/ou temas afins será realizada, mediante a consulta prévia com todos os participantes e a audiência. O comitê de coordenação nomeado pelo Conselho Executivo convidará Grupo de Estudos, Comitês Nacionais e Regionais e a associação geral para a submissão de propostas para organizar e presidir cada sessão. 
  2. Como parte do questionário da ICTM de 2020, os membros serão convidados a identificar, descrever e sugerir maneiras de como superar possíveis práticas discriminatórias e/ou enviesadas experienciadas nos eventos da ICTM, relacionada às publicações da ICTM, em outros ambientes de trabalhos para além da ICTM e em diferentes esferas da vida acadêmica. 
  3. O Conselho Executivo do Comitê de Presença na Internet considerará maneiras para promover o uso dos fóruns online da ICTM de modo a incluir maior variedade de conteúdos e para envolver uma ampla diversidade de atores e audiência. 
  4. O Comitê Executivo da Maud Karpeles, Young Scholar e outras agências de financiamento irão considerar maneiras de melhorar os meios de participação nos eventos da ICTM para estudantes e membros em início de carreira, bem como para membros de regiões sub-representadas em/ou frente a sua disparidade econômica. 
  5. A inclusão de uma mesa redonda sobre os temas tratados acima será considerada para a Conferência Mundial, a ser realizada em 2022.
  6. O Conselho Executivo continuará sua deliberação para o desenvolvimento de ferramentas para denúncia de casos de discriminação, abuso ou quaisquer outros incidentes nos eventos da ICTM.
  7. O Conselho Executivo continuará sua deliberação sobre como melhorar a governança na ICTM, incluindo a composição e operação dos comitês dos Conselhos para melhor refletir o compromisso da ICTM com a decolonização. 

Translators: Gustavo Marques, Andrew Janzen and Marcela Andrade